Novena da Padroeira 2025 é convite a conhecer Jesus e cuidar da vida

“Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”

Novena da Padroeira 2025 é convite a conhecer Jesus e cuidar da vida
Novena da Padroeira 2025 é convite a conhecer Jesus e cuidar da vida (Foto: Reprodução)

Novena da Padroeira 2025 é convite a conhecer Jesus e cuidar da vida


“Apresentaremos Nossa Senhora como uma grande catequista”, afirma Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional


“Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”


Este é o tema da Novena e Festa da Padroeira de 2025. O reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., explica que “conhecer Jesus” e “cuidar da vida” são dois polos que ligam a fé e a vida: a fé em Jesus Cristo, que nos coloca como discípulos Dele, protegendo e defendendo a vida.

“Tudo isso se encontra no contexto de uma prece dirigida a Maria, mãe da Esperança. Esse ‘conhecer Jesus’ não é simplesmente um conhecimento intelectual ou racional. Muito mais do que isso, é o conhecimento de quem experimenta Deus, a ação, a graça e a ternura de Deus em nossas vidas”.

Para 2025, o que será contemplado na novena é a apresentação de Nossa Senhora como uma grande catequista. Pe. Catalfo afirmou ser uma bonita imagem da Mãe de Jesus:

“Não nos esqueçamos: muita coisa Jesus aprendeu de Maria, e Ela é a nossa companhia. Maria é aquela que nos indica e nos mostra quem é Jesus por meio da expressão de Santo Irineu de Lyon: ‘verdadeiro Deus e verdadeiro homem’, aquele Deus que se dignou de fato a assumir a nossa humanidade”.

O reitor do Santuário Nacional relembrou que em 2024, a novena foi um grande convite aos sinais do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. No Ano Santo de 2025, a expectativa como igrejas jubilares — Santuário Nacional de Aparecida e Basílica Histórica — é acolher os peregrinos.

Segundo o padre, a novena do ano que vem contemplará, durante três dias, aquilo que é próprio do peregrino, renovando o compromisso em serem Peregrinos da Esperança, como pede o Santo Padre.

“A escuta da palavra de Deus, a vivência da Eucaristia, a celebração da Eucaristia e a reconciliação e o perdão. São três eixos fundamentais que caracterizam não apenas o Santuário de Aparecida, mas todas as igrejas jubilares do Brasil e do mundo”.

Por fim, reforçou a expectativa de uma novena festiva e bem participada.

“A novena de 2025 terá esse contexto bonito do Ano Jubilar, em que nós queremos acolher os peregrinos de Nossa Senhora não só durante a Novena e Festa de Nossa Senhora, mas que você venha visitar Nossa Senhora e o seu Santuário nesta alegria de ser Família dos Devotos e de conservar no coração um espaço sempre especial reservado para Nossa Senhora”.


TRANSMISSÃO PELA RÁDIO APARECIDA 

E RÁDIO SAGRADA FAMÍLIA


de 03 à 11 de OUTUBRO


15:00h

19:00h